Sindec Consulta

Este é um serviço público para consultas de reclamações feitas no Procon em que o consumidor foi atendido ou para o fornecedor consultar as reclamações feitas pelos consumidores. Esse serviço é prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que atendem os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

Atendimento Preliminar

Em inúmeras situações, do dia a dia do setor de atendimento, o Procon consegue solucionar a demanda do consumidor por meio de uma ligação telefônica para o fornecedor. O tipo de atendimento aplicável para estes casos é o Atendimento Preliminar.

Assim, neste tipo de atendimento, o Procon intervém junto ao fornecedor por telefone obtendo acordo.

Carta de Informações Preliminares - CIP

Neste tipo de atendimento, o Procon emite uma carta endereçada ao fornecedor, que pode ter duas finalidades:

Leia mais »

Reclamação

Abertura de reclamação é um dos tipos de atendimento do Sindec é utilizado a critério do órgão de Defesa do Consumidor para demandas de relação de consumo cuja urgência, gravidade ou maior complexidade exigir uma intervenção mais efetiva por parte do Procon.

Leia mais »